Produtos
Partilhar
Home > Banho Sénior
Banho Sénior

Soluções para idosos e deficientes

Soluções para idosos e deficientesSerá a Europa capaz de acompanhar o envelhecimento da sua população? A questão é fundamental, não só para assumir o custo económico e social desta tendência geral nos 28 países da União como para permitir às populações envelhecidas, com perda de autonomia ou dependentes, de gozar durante o maior tempo possível de uma vida “normal”. Alguns países tomaram medidas e legislaram de forma a favorecer a igualdade de acessos a edifícios públicos para todos.

A constatação do envelhecimento da população europeia não é uma novidade. Desde à longa data que os média reflectem as preocupações dos dirigentes europeus quanto às consequências de uma fraca natalidade e do alargamento da esperança de vida. Quaisquer que sejam os cenários demográficos, eles indicam um envelhecimento em todos os estados membro da UE no decurso do período 2011 - 2060. Até 2050, prevê-se que a idade média de um cidadão da união europeia passará de 28 para 39-40 anos.

Espera-se, inclusivamente, que entre 2010 e 2060 os cidadãos acima dos 80 anos sejam multiplicados por cerca de três. Como consequência, a taxa de dependência das pessoas idosas deverá passar de 26% em 2010 para 53% em 2060. Mais abrangentemente, a taxa total de dependência ligada à idade deverá subir de 49% em 2010 para 78% em 2060.


Uma constatação mundial

Fora da Europa, e nos países em pleno crescimento ou onde a população é jovem, o direito à acessibilidade para todos é cada vez mais tomado em conta. O alargamento da esperança de vida é reconhecido em todo o mundo, qualquer que seja a demografia do país. Esta constatação implica fazer face a novas problemáticas neste domínio.


Acompanhar o envelhecimento da população

A manutenção no domicílio numa habitação adaptada, com a assistência de pessoas formadas é uma solução viável. A alternativa reside no aumento da capacidade de acolhimento em estabelecimentos de saúde e da adaptação destes locais às normas em vigor.

A França, Alemanha ou ainda Portugal fazem parte do exemplo de países que legislaram para impor a acessibilidade em todos os edifícios públicos a pessoas com mobilidade reduzida. Todavia, o contexto económico destes últimos anos não tem incitado à despesa. A somar às dificuldades financeiras, existem alguns constrangimentos técnicos que são dificilmente contornáveis na construção existente. Numerosos estabelecimentos tardam assim em estar de acordo com a legislação.

Mais que o respeito pela lei, trata-se da solidariedade de uma sociedade para que as pessoas com perda de autonomia tenham a possibilidade de aceder a todos os locais públicos.


Uma resposta adaptada

A reorganização dos espaços sanitários e dos seus equipamentos é uma das missões a cumprir de modo a estar em conformidade com a lei. A DELABIE, especialista em produtos sanitários, propõe uma oferta de equipamentos específicos para edifícios públicos e, nomeadamente, de cariz hospitalar.

Barras de apoio em Inox bactério-estático ou em Nylon AR, bancos de duche rebatíveis ou amovíveis, numerosos acessórios, … Os produtos da gama Acessibilidade e Autonomia são extremamente robustos e preparados para resistir às solicitações mais intensas. Pensados para responder às fortes exigências de higiene, são fáceis de limpar e de manter e a sua elevada ergonomia promove uma utilização fácil e segura. Declinam-se em formas e matérias modernas e o seu design foi trabalhado de modo a minimizar a sensação dos ambientes hospitalares, frios e sem charme. Concebidos para se integrar perfeitamente nos espaços sanitários acessíveis a todos, estes produtos promovem o bem-estar quotidiano das pessoas, qualquer que seja o seu grau de autonomia.




Segurança - Casas de Banho Adaptadas - Plantas Gerais




Segurança - Casas de Banho Adaptadas - Disposição Barras Apoio




Segurança - Casas de Banho Adaptadas - Planta Alçados Lavatórios




Segurança - Casas de Banho Adaptadas - Instalação Chuveiros




Segurança - Casas de Banho Adaptadas - Instalação Retretes




Segurança - Casas de Banho Adaptadas - Apoios Bilaterais





Soluções Delabie - Plantas de Casa de Banho





Plantas de Casa de Banho







Plantas Gerais




Disposição Barras Apoio




Planta Alçados Lavatórios




Instalação Chuveiros




Instalação Retretes




Apoios Bilaterais






seara.com
- A Loja do Banho reserva-se o direito de alterar os preços dos produtos constantes nesta edição online, sem aviso prévio;
- Os preços dos produtos, indicados nesta edição online, estãos sujeitos às condições gerais de venda da Loja do Banho;
- Os preços dos produtos, indicados nesta edição, são considerados apenas na Loja do Banho;
- As especificações dos produtos são meramente indicativas. Caso seja necessário por razões técnicas, estéticas ou comercias, podem ser alteradas sem aviso prévio;
- Qualquer encomenda está sujeita a uma aprovação prévia da Loja do Banho.

© 2017 Loja do Banho - Todos os direitos reservados.